ROTARY

Criado na cidade de Chicago, nos EUA, no ano de 1905, o Rotary é a mais antiga organização internacional de clubes de serviço. Os associados a esses clubes são chamados de rotarianos. Eles são homens e mulheres que prestam serviços voluntários às comunidades onde atuam profissionalmente, ajudando a promover a ética nos negócios e desenvolvendo projetos em diversas áreas, como saúde e educação, cujo grande objetivo é estimular a boa vontade e a paz mundiais. 

Atualmente, o Rotary está presente em 219 países e regiões geográficas, atuando por meio de mais de 35 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários. Cada clube escolhe seus próprios dirigentes e tem uma considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno estabelecidos pelo Rotary International. Regionalmente, estes clubes estão agrupados em distritos. 

Tradicionalmente um dos países onde o Rotary é mais forte, o Brasil conta com 2.393 Rotary Clubs e 53.653 rotarianos (estes dados são de julho de 2017). Três brasileiros já presidiram o Rotary International, cuja sede está em Evanston, no estado de Illinois, nos EUA.

Um dos mais conhecidos projetos do Rotary International é a campanha mundial de combate à poliomielite, desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989.




Rotarianos do Rotary Club de Bady Bassitt durante a entrega de um fogão industrial para o Centro de Formação do Ielar, na zona Norte de São José do Rio Preto

Rotary Club de Bady Bassitt

O Rotary Club de Bady Bassitt foi fundado em 20 de abril de 2002. E durante esses 15 anos de existência já contribuiu com mais de 26 mil dólares para a Fundação Rotária e recebeu cerca de 80 mil dólares (equivalente a cerca de R$ 400 mil) que possibilitou a compra de ambulâncias, vans para o transporte de pacientes para o Hospital de Câncer de Barretos, um ônibus transformado em biblioteca ambulância, além da doação de fornos, fogões e máquinas de costura industriais para diversas entidades filantrópicas da região.

Desde que foi criado, o Rotary segue alguns princípios básicos, desenvolvidos para que os rotarianos atinjam seu ideal de prestação de serviços e altos padrões de ética. O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo a paz e apoiando projetos voltados para a saúde, educação e desenvolvimento humanitário.

SEJA O PRIMEIRO A LER AS NOVIDADES!